"Os verdadeiros progressistas são os que partem de um profundo respeito ao passado. "( Joseph Ernest Renan )

domingo, 7 de junho de 2009

Carta Testamento de Getúlio Vargas









"Mais uma vez, a forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.
Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre.
Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder.
Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.
Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão.
E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.
(Rio de Janeiro, 23/08/54 -
Getúlio Vargas"
.

Um comentário:

  1. Em 01/05/14 Surgiu o movimento chamado queremismo liderado pelo empresário Hugo Bongh;- em 20/08/45 o queremismo precipitou a queda de Getúlio. Getúlio foi deposto em 29/10/45 por movimento militar liderado por generais que compunham o próprio ministério; - na maioria ex-tenentes da revolução de 1930 como: Góes Monteiro, Cordeiro de Farias, Newton de Andrade, Cavalcanti, Ernesto Geisel entre outros. Getúlio renunciou, mas tinha feito muito pelo Brasil. Getúlio tomou posse de 31/01/51, aumentou em 100% o salário mínimo o protesto do 1º..militar Golbery de Couto e Silva, seguido da demissão de João Goulart então Ministro do Trabalho. O Manifesto dos Coronéis também dito “Memorial dos Coronéis, foi assinado por 79 militares na sua grande maioria ex-tenentes de 1930 que significou uma queda do apoio
    do governo Getúlio na área militar, e também na área trabalhista, por conta da demissão de João Goulart. Samuel Wainer, recebia recurso do Banco do Brasil para apoiar Getulio; - era o único que o apoiava. Em 3/8/54, houve atentado com Lacerda em Copacabana matam o Major Rubens Florentino Vaz –FAB, Lacerda acusou Getulio de ter mandado seus guardas assim como, Lacerda mentiu que tinha levado um tiro no pé, Lacerda foi hospitalizado e os laudos médicos sumiram nunca foi comprovado o fato. Lacerda era querido do Brigadeiro Eduardo Gomes que Getulio derrotou em 1950 e criou CPI do crime. Getúlio foi injustiçado, sem apoio, na madrugada de 23/08/54 após escrever carta ao povo brasileiro pedindo desculpas por não ter cumprido o que prometera,deu um tiro no coração. Nessa época eu tinha 08 anos de idade me lembro, que enxugava os olhos dos meus pais que diziam: morreu o pai dos pobres

    ResponderExcluir