"Os verdadeiros progressistas são os que partem de um profundo respeito ao passado. "( Joseph Ernest Renan )

sábado, 20 de junho de 2009

O dia que Mangabeira pediu o afastamento de Lula como chefe do governo mais corrupto da história

Feito ministro extraordinário, agora é o homem quem aponta o "caminho das pedras" para o "grande corrupto" Pôr fim ao Governo Lula
ROBERTO MANGABEIRA UNGER
(Publicado na Folha de S. Paulo em 15 de novembro de 2005)
AFIRMO que o governo Lula é o mais corrupto de nossa história nacional. Corrupção tanto mais nefasta por servir à compra de congressistas, à politização da Polícia Federal e das agências reguladoras, ao achincalhamento dos partidos políticos e à tentativa de dobrar qualquer instituição do Estado capaz de se contrapor a seus desmandos.
Afirmo ser obrigação do Congresso Nacional declarar prontamente o impedimento do presidente. As provas acumuladas de seu envolvimento em crimes de responsabilidade podem ainda não bastar para assegurar sua condenação em juízo. Já são, porém, mais do que suficientes para atender ao critério constitucional do impedimento. Desde o primeiro dia de seu mandato o presidente desrespeitou as instituições republicanas.
Imiscuiu-se, e deixou que seus mais próximos se imiscuíssem,em disputas e negócios privados. E comandou, com um olho fechado e outro aberto, um aparato político que trocou dinheiro por poder e poder por dinheiro e que depois tentou comprar, com a liberação de recursos orçamentários, apoio para interromper a investigação de seus abusos.
Afirmo que a aproximação do fim de seu mandato não é motivo para deixar de declarar o impedimento do presidente, dados a gravidade dos crimes de responsabilidade que ele cometeu e o perigo de que a repetição desses crimes contamine a eleição vindoura. Quem diz que só aos eleitores cabe julgar não compreende as premissas do presidencialismo e não leva a Constituição a sério.Afirmo que descumpririam seu juramento constitucional e demonstrariam deslealdade para com a República os mandatários que, em nome de lealdade ao presidente, deixassem de exigir seu impedimento. No regime republicano a lealdade às leis se sobrepõe à lealdade aos homens.
Afirmo que o governo Lula fraudou a vontade dos brasileiros ao radicalizar o projeto que foi eleito para substituir, ameaçando a democracia com o veneno do cinismo. Ao transformar o Brasil no país continental em desenvolvimento que menos cresce, esse projeto impôs mediocridade aos que querem pujança.
Afirmo que o presidente, avesso ao trabalho e ao estudo, desatento aos negócios do Estado, fugidio de tudo o que lhe traga dificuldade ou dissabor e orgulhoso de sua própria ignorância, mostrou-se inapto para o cargo sagrado que o povo brasileiro lhe confiou.
Afirmo que a oposição praticada pelo PSDB é impostura. Acumpliciados nos mesmos crimes e aderentes ao mesmo projeto, o PT e o PSDB são hoje as duas cabeças do mesmo monstro que sufoca o Brasil. As duas cabeças precisam ser esmagadas juntas.
Afirmo que as bases sociais do governo Lula são os rentistas, a quem se transferem os recursos pilhados do trabalho e da produção, e os desesperados, de quem se aproveitam, cruelmente, a subjugação econômica e a desinformação política. E que seu inimigo principal são as classes médias, de cuja capacidade para esclarecer a massa popular depende, mais do que nunca, o futuro da República.
Afirmo que a repetição perseverante dessas verdades em todo o país acabará por acender, nos corações dos brasileiros, uma chama que reduzirá a cinzas um sistema que hoje se julga intocável e perpétuo.
Afirmo que, nesse 15 de novembro, o dever de todos os cidadãos é negar o direito de presidir as comemorações da proclamação da República aos que corromperam e esvaziaram as instituições republicanas.

Roberto Mangabeira Unger, professor universitário nos Estados Unidos e ex-articulador da candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, escreve às terças-feiras na Folha de S. Paulo.
www.law.harvard.edu/unger

2 comentários:

  1. Meu caro Porfírio:

    Tenho acompanhado as suas matérias e sou também um grande admirador seu. Você escreve com clareza, objetividade e conhecimento de causa. E o melhor: não tem "papas na língua".

    Como você, tenho blogs que escrevem sobre política e sou colaborador (sem currículo jornalístico político)em alguns jornais virtuais, inclusive os do PIG, já que não discrimino quem veiculará a notícia, sempre de caráter informativo-opinativo.

    Faço-o por julgar ser isto um dever cívico, ou seja, ajudar a escalarecer os cidadãos sobre o que de fato é a política brasileira e o que ocorre por trás dos bastidores; faço-o por julgar ser o nosso um povo social e politicamente alienado e que precisa ser mais esclarecido e participar das grandes questões nacionais, não só na área política, mas também no que diz respeito ao meio ambiente, eivado que está de conotações políticas; finalmente, faço-o, agora, por achar que a DESOBEDIÊNCIA CIVIL PACÍFICA é a única alternativa que nos resta. Quando será que o nosso povo vai acordar e ter garra para lutar?

    No entanto - e aqui você entra - sinto-me meio perdido no xadrez do tabuleiro político e receoso de emitir opiniões equivocadas. Como entender, por exemplo, a atuação de Mangabeira Unger? Ele é contra ou a favor? Está contra agora por que foi desprestigiado ou começou a só enxergar agora o que não enxergou antes? Sempre tentei entender a estranha participação dele no Governo e não consegui chegar a um consenso, tanto que, por isso mesmo, jamais escrevi uma única linha sobre ele, com quem, aliás, nunca simpatizei.

    Escrevi sobre o Gilmar Mendes, Sarney, Lula, Renan, Collor, Ronanldo Caiado, Marina Silva, Minc, Reinold Stephanes (que asco!)e tantos outros, ora criticando, ora exaltando a atuação. Mas nunca tive coragem des escrever sobre o enigmático Mangabeira Unger. mas gostaria de fazê-lo. às vezes os que menos aparecem na mídia são os que mais costuram e influenciam nas decisões de Governo. Se puder, forneça-me alguns elementos para eu estudar.

    A propósito, fiz, hoje, uma matéria intitulada "Vídeo do jornalista Pedro Porfírio comenta perseguição de Gilmar Mendes ao juiz Fausto de Sanctis". Está inserida no meu blog "Brasil - Tomografia Política" (http://brasil_tomografia_politica.dihitt.com.br/noticia/video-do-jornalista-pedro-porfirio-comenta-perseguicao-de-gilmar-mendes-ao-juiz-fausto-de-sanctis), na rede diHITT. Se tiver tempo, visite-a!

    Nesta data, passei também a acompanhá-lo no Twitter.

    Sou partidário de uma união de blogs políticos para esclarecer a opinião pública e ver se é possível motivá-la para acordar e empreender uma desobediência civil pacífica, até que a casa fique em ordem.

    Abraços!

    Meus outros blogs:
    - Debata, Desvende e Divulgue!
    - Observatório Político Brasieiro
    - Formou? Disseca e Publica!

    ResponderExcluir
  2. Porfírio, “pura estratégia”a luta contra as tomadas deste Lúcifer Mangabeira foi
    intensa, a função dele no Brasil foi só e unicamente precionar o Doente Governo Brasileiro,a doar o resto da sua riqueza; a MP458 que legaliza 67 milhões de hectares de terras na Amazônia Legal, aprovada pelo Senado aonde as mudanças feitas coincidem com interesses do agronegócio como a Agropecuária Sta.Barbara de Daniel Dantas; – o relator na Câmara deputado Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) acrescentou outro dispositivo na MP para autorizar a participação, mediante processo licitatório de a pessoa jurídica que tenha propriedade rural de qualquer tamanho fora da Amazônia. A Medida abriu caminho para Santa Bárbara de Daniel Dantas que possui 510 mil hectares de terra, distribuida em 28 fazendas a maioria no Pará , com criação de gado e, o pior com trabalho escravo; – Lulalá vetou somente a cláusula que beneficia pessoas jurídicas! grande coisa fez o Lulalá! sabendo que no Brasil os megaempresários principalmente os europeus e norte-americanos utilizam laranjas como vem sendo feito no Brasil nos últimos 25 anos; desde que os “Donos do Mundo” conseguiram escolher os candidatos para comandar o destino do Brasil e engordar o FED;- Mangabeira Unger é um indivíduo que nunca olhou as câmaras de TV de frente,focando o povo nos olhos, com sotaque de gringo, tom autoritário e arrogante falso,conseguiu seu objetivo no Brasil a MP458 como prioridade máxima, tornou-se LEI! assinada na íntegra pelo Lula. Ninguém analisou o “Projeto guarda-chuva” . O povo brasileiro sabe que o objetivo do Daniel Dantas & Cia Ltda é o subsolo da Amazônia na área de mineração. Nada mais tem a fazer Mangabeira que voltará aos comandos dos “sionistas Donos do Mundo” até sua próxima tarefa. Portanto como tudo que começa fedendo, a Greenpeace ( nunca aprovei estas Ongs mas,)está denunciando que
    as terras da Amazônia e suas criação de Gado que tornou o Brasil classificado
    entre o maior exportador de carne do mundo tem participação acionária do Governo Brasileiro assim como o BNDES que banca seus financiamentos. O Sr. Lula apoia o Sr. Sarney que pelas últimas notícias também tem envolvimento com o Daniel Dantas.. A Soberania Brasileira corre grande perigo.

    ResponderExcluir